A-HA
O A-ha foi formado em 1983 quando Mags e Paul (que já se conheciam desde crianças) conheceram Morten, que já tinha uma banda com o irmão Hakkon. Assim, os três gravaram demos e foram para Londres procurar gravadoras. Depois de ouvirem muitos "nãos" eles gravaram seu primeiro álbum, o Hunting High and Low e fizeram muito sucesso com o clip da música Take on me, em 1985, muito premiado ganhando todos prêmios de clip do ano, foi eleito pelo público, numa votação da VH-1, com mais de 100 mil participantes, como o terceiro melhor clip de todos os tempos.
Take on me, também foi seu single de maior sucesso, chegando a atingir o top em nove países. Esse single também conseguiu outro feito, saíram duas versões em dois singles diferentes, eles ocuparam o primeiro e o segundo lugar ao mesmo tempo na parada na Noruega. Depois disso, The Sun Always Shines on TV, foi outro grande sucesso, o único single do A-ha a conseguir o primeiro lugar top Oficial inglês (Take on Me foi o primeiro do top da NME, mas não liderou o oficial).
Singles esses com muitas versões, 12", remixes, dubs, e sempre ótimas versões, eles são o marco do technopop norueguês, com suas pitadas New Romantics, mesmo após quase decretada a morte do estilo na Inglaterra em 84, mas como o Alphaville na Alemanha, o A-ha correspondia a essa movimento, podemos chamar talvez de pós-new romantic, embora a característica seja bem parecida, letras ultra-românticas, sintetizadores de primeira qualidade em todas as músicas, o A-ha foi um dos marcos do technopop na segunda metade da década de 80.
Nenhum comentário:
Postar um comentário