sexta-feira, 27 de junho de 2008

GRUPO CULTURE CLUB

culture_club

CULTURE CLUB

Poucos grupos dos 80 tiveram o sucesso, o impacto e a popularidade como os new romantics do Culture Club. Durante o início dos anos 80, o grupo emplacou vários hits nas paradas tanto do Reino Unido quanto dos Estados Unidos, bem como teve várias de suas músicas executadas em diversos países do mundo. A atitude, as letras que falavam de amor de uma forma ousada e diferente, revelando de forma explícita os rumorosos casos de amor de seu vocalista, Boy George, levava as pessoas a admirarem de forma diferente a música pop. Com mais lirismo, mais amor...
Mas não eram apenas as letras o diferencial da banda. Embora as músicas já tivessem nascido destinadas ao sucesso, outro aspecto chamava a atenção. As roupas e maneira como Boy George se maquiava, aumentavam o grau da postura das bandas New Romantics. Enquanto algumas bandas utilizavam maquiagem discreta, Boy George assim como Steve Strange do Visage, carregava no visual e se transformava em uma verdadeira mulher. Um prato cheio para a MTV, que adorou o visual, e o público que se identificou perfeitamente com o New Romantic. A influência da geração glitter que apenas tinha respingado em todas as outras bandas da new wave, tinha mais força no Culture Club e nos new romantics. Ao contrário do que a maioria pensava no início, toda essa indumentária não se tratava de jogo de cena ou estratégia de marketing. Essa era a postura real do líder da banda.
Apesar de ser uma banda que surgiu em meio ao movimento que revelou bandas como Duran Duran, Spandau Ballet e Visage, o Culture teve um sucesso mais instântaneo do que outras bandas da época. Esse sucesso instântaneo também se revelou efêmero, uma vez que a mesma MTV que celebrou o seu surgimento, acabou por deixar a banda de lado, em virtude das crises de Boy George. Os problemas pessoais entre os membros da banda e o envolvimento de Boy George com drogas causou a separação em 1985, deixando para trás, um rastro de clássicos new romantics lançados em pouco mais de três anos.

Nenhum comentário: